Fuel Tank Safety - Fase II


Este é um curso online de Fuel Tank Safety – Fase II.

O conteúdo do curso está em conformidade com o Apêndice IV para o AMC 145.A.30(e) e 145.B.10(3) e o Apêndice XII para o AMC M.A.706(f) e AMC1 M.B.102(c).

Este curso é adequado para formação inicial e de refrescamento.

Dada a especificidade dos conteúdos afetos ao Curso, os materiais apresentados encontram-se na língua inglesa. O áudio é apresentado em português.

É obrigatório realizar formação de refrescamento/atualização a cada 2 anos.

Ao concluir a formação, poderá fazer download do seu Certificado de Reconhecimento diretamente no seu computador (formato pdf) e imprimir uma cópia se necessário.

Não existem pré-requisitos para a realização deste curso.


Nota: Depois de adquirido tem 2 meses para concluir o seu curso.

Nota 1: Se pretender adquirir um conjunto de acessos para os Colaboradores da sua Organização, contacte-nos diretamente para disponibilizarmos um pacote de acessos.


Em falta


De acordo com os AMC 145.A.30(e), 145.B.10(3), M.A.706(f) e AMC1 M.B.102(c), o curso destina-se a pessoal certificado nas Organizações Parte 145, necessário para planificar, desenvolver e supervisionar, inspecionar e certificar a manutenção da aeronave e dos componentes do sistema de combustível, bem como a pessoal da CAMO envolvido na gestão e revisão da Aeronavegabilidade continuada da aeronave.


Module 1 - Theoretical background behind the risk of fuel tank safety

a) Theoretical background behind the risk of fuel tank safety

        • The explosions of mixtures of fuel and air;
        • The effects of temperature and pressure; 
        • Energy needed for ignition, the "fire triangle".

b) Concepts to prevent explosions:

    1. ignition source prevention and; 
    2. flammability reduction. 

Module 2 – Major accidents related to Fuel Tank Safety

Accident investigations and their conclusions.

Module 3  - Concepts of Fuel Tank System

SFAR 88 of the FAA.

            • Harmonization between FAA and EASA.
            • JAA Interim Policy INT POL 25/12.  
            • Ignition prevention program initiatives and goals
            • Identification of unsafe conditions and to correct them.
            • Improvement of fuel tank maintenance.
            • Airworthiness Limitations Items (ALI) and Configuration Deviation Control list (CDCCL). 
            • How to find relevant information. 
            • Use and interpret this information in the various instructions for continuing airworthiness (aircraft maintenance manuals, component maintenance manual, etc.).

Module 4 – Flammability reduction systems when installed:

            • reason for their presence;
            • effects;
            • the hazards, and;
            • Safety precautions  of a Flammability Reduction System (FRS) .

Module 5 – Maintenance Actions

Fuel Tank Safety during maintenance: 

            • Fuel tank entry and exit procedures; 
            • Clean working environment;
            • Configuration control;
            • Wire separation;
            • Bonding of components; etc.


Exame final constituído por 5 perguntas de escolha múltipla.

Duração: 15 minutos.

Nota mínima: 75%

Avaliação contínua: no decorrer da formação serão aplicadas algumas perguntas de controlo das aprendizagens, de forma a ajudar os formandos a interpretar o material pedagógico fornecido.