Fuel Tank Safety - Fase II
Este é um curso online de Fuel Tank Safety – Fase II.
O conteúdo do curso está em conformidade com o Apêndice IV para o AMC 145.A.30(e) e 145.B.10(3) e o Apêndice XII para o AMC M.A.706(f) e AMC1 M.B.102(c).
Este curso é adequado para formação inicial e de refrescamento.
Dada a especificidade dos conteúdos afetos ao Curso, os materiais apresentados encontram-se na língua inglesa. O áudio é apresentado em português.
É obrigatório realizar formação de refrescamento/atualização a cada 2 anos.
Ao concluir a formação, poderá fazer download do seu Certificado de Reconhecimento diretamente no seu computador (formato pdf) e imprimir uma cópia se necessário.
Não existem pré-requisitos para a realização deste curso.
Nota: Depois de adquirido tem 2 meses para concluir o seu curso.
Nota 1: Se pretender adquirir um conjunto de acessos para os Colaboradores da sua Organização, contacte-nos diretamente para disponibilizarmos um pacote de acessos.
Em falta
De acordo com os AMC 145.A.30(e), 145.B.10(3), M.A.706(f) e AMC1 M.B.102(c), o curso destina-se a pessoal certificado nas Organizações Parte 145, necessário para planificar, desenvolver e supervisionar, inspecionar e certificar a manutenção da aeronave e dos componentes do sistema de combustível, bem como a pessoal da CAMO envolvido na gestão e revisão da Aeronavegabilidade continuada da aeronave.
Module 1 - Theoretical background behind the risk of fuel tank safety
a) Theoretical background behind the risk of fuel tank safety
- The explosions of mixtures of fuel and air;
- The effects of temperature and pressure;
- Energy needed for ignition, the "fire triangle".
b) Concepts to prevent explosions:
- ignition source prevention and;
- flammability reduction.
Module 2 – Major accidents related to Fuel Tank Safety
Accident investigations and their conclusions.
Module 3 - Concepts of Fuel Tank System
SFAR 88 of the FAA.
- Harmonization between FAA and EASA.
- JAA Interim Policy INT POL 25/12.
- Ignition prevention program initiatives and goals
- Identification of unsafe conditions and to correct them.
- Improvement of fuel tank maintenance.
- Airworthiness Limitations Items (ALI) and Configuration Deviation Control list (CDCCL).
- How to find relevant information.
- Use and interpret this information in the various instructions for continuing airworthiness (aircraft maintenance manuals, component maintenance manual, etc.).
Module 4 – Flammability reduction systems when installed:
- reason for their presence;
- effects;
- the hazards, and;
- Safety precautions of a Flammability Reduction System (FRS) .
Module 5 – Maintenance Actions
Fuel Tank Safety during maintenance:
- Fuel tank entry and exit procedures;
- Clean working environment;
- Configuration control;
- Wire separation;
- Bonding of components; etc.
Exame final constituído por 5 perguntas de escolha múltipla.
Duração: 15 minutos.
Nota mínima: 75%
Avaliação contínua: no decorrer da formação serão aplicadas algumas perguntas de controlo das aprendizagens, de forma a ajudar os formandos a interpretar o material pedagógico fornecido.